Como promover um evento no Facebook

Como o Facebook é usado por mais de 1,7 bilhão de pessoas, naturalmente parece que seria um lugar ideal para promover um evento e, como tantas pessoas utilizam a rede social, às vezes parece que alcança-las não deve ser um problema.

Como muitos organizadores de eventos e profissionais de marketing podem confirmar, o site pode ser uma ótima maneira de promover um evento, mas não funcionará sozinho. É preciso aprender como promover um evento no Facebook de forma eficaz e certeira.

Este artigo traz aos leitores alguns princípios a serem seguidos ao promover um evento no Facebook. Vamos começar!
Talvez pareça óbvio, mas o sucesso de uma iniciativa de promoção de eventos depende muito da sua página de eventos no Facebook, e configurá-la da maneira certa torna mais fácil encontrar sucesso.

Escolha uma foto de capa com 1920×1080 pixels. Ela deve ser empolgante e atraente, já que será exibida se os participantes optarem por compartilhar seu evento com outras pessoas no Facebook.

Escolha um nome de evento curto e memorável. De acordo com a equipe de eventos do Facebook, aqueles com nomes mais longos tendem a ter um desempenho pior na plataforma. Uma razão para isso pode ser que 54% de todos os usuários só usam o Facebook em dispositivos móveis – títulos mais longos normalmente não ficam bem em telas menores.

Adicione dados para ajudar o Facebook a compartilhar seu evento. O Facebook possui um algoritmo que recomendará eventos aos usuários com base em vários fatores. É importante que os organizadores insiram as informações corretas sobre onde o evento está sendo realizado e quando ele está iniciando, para que o algoritmo possa fazer sua promoção.

Use outros canais (como o e-mail marketing ou notificações por meio de um aplicativo) para atualizar os participantes sobre informações importantes.

Os profissionais de marketing devem utilizar páginas de empresas como forma de promover um evento futuro, atingindo uma audiência de pessoas já interessadas nos serviços ou produtos que aquela empresa oferece.

No lado esquerdo de todas as páginas das empresas, há uma coluna com vários módulos. Um dos módulos que podem ser movidos para cima ou para baixo é chamado de “Eventos”. Ao mover este módulo para perto do topo da página de uma empresa, os eventos futuros têm mais destaque na cena.

O Facebook também oferece aos interessados a possibilidade de serem notificados sobre os próximos eventos clicando no botão “Inscrever-se”. Poste os próximos eventos na linha do tempo. Compartilhar um próximo evento com aqueles que estão seguindo a página da empresa pode ser uma boa maneira de gerar interesse, especialmente se compartilhado várias vezes bem antes da data.

Os organizadores também podem considerar usar as configurações de “público-alvo preferido” do Facebook para divulgar um evento futuro para pessoas de uma região específica, por exemplo. Isso pode ser uma boa tática para aqueles que estão cansados de bombardear os seguidores com mensagens promocionais.

Se você estiver trabalhando com um parceiro para planejar e comercializar seu evento, considere a possibilidade de utilizar a influência no Facebook que ele já possui para ajudar a gerar engajamento e aumentar os registros. Na página do evento no Facebook, é possível adicionar “organizadores”.

Isso permitirá que as empresas anfitriãs adicionem o evento ao seu próprio módulo e guia de eventos do Facebook. Essa tática é mais eficaz quando o co-organizador tem um público estabelecido, que já está seguindo o calendário de eventos.

Aqueles que já se inscreveram para o seu evento provavelmente estão animados para saber quem mais está participando e estão interessados em ver o trabalho dos bastidores.

Compartilhar conteúdo pré-evento para estimular ainda mais os participantes é uma ótima ideia, pois isso os atrai mais e também os incentiva a compartilhar seu evento com os amigos.

Em resumo, o compartilhamento de conteúdo interessante ajudará a gerar engajamento pré-evento, oferecendo ao seu público mais fiel algo que ele possa usar para espalhar a notícia.

Faça lives no Facebook. Uma das maiores tendências de marketing é o vídeo ao vivo. Nos próximos anos, ele será cada vez mais importante para os promotores de eventos, mas já pode ter um grande impacto na promoção de um evento no Facebook.

Anúncios do Facebook

É claro que, quando as pessoas pesquisam “como promover um evento no Facebook”, muitos estão procurando ajuda com publicidade.

A publicidade representa a principal fonte de receita para o Facebook e, como resultado, a empresa investiu muito na criação de uma plataforma de fácil de usar, que permite que organizadores e profissionais de marketing alcancem um público mais amplo.

Quando se trata de promover um evento, é importante ter uma estatística em mente:

54% de todos os usuários do Facebook só fazem login na plataforma em um dispositivo móvel.

Isso significa que, se os promotores quiserem maximizar suas estratégias de publicidade, as campanhas devem parecer perfeitas em dispositivos móveis. As imagens precisam ser claras, poderosas e acompanhadas de um link.

Continuando…

Existem seis tipos diferentes de anúncios no Facebook:

Fotos: fotos são o formato de anúncio mais simples. Você pode usar fotos atraentes para obter mais atenção para a marca do evento e aumentar a conscientização sobre um produto ou, nesse caso, um evento.

Vídeo: as pessoas consomem vídeos de maneiras diferentes. O Facebook permite que os profissionais de marketing criem anúncios em vídeo para diferentes casos: vídeos rápidos, vídeos mais longos e vídeos de CTA que podem melhorar ainda mais o ciclo de vendas.

Carrossel: Tem muito conteúdo para compartilhar? O carrossel pode ser o formato de anúncio ideal. Com ele, você pode compartilhar até 10 imagens ou vídeos em um único anúncio, cada um contendo seu próprio link para outro lugar. Isso é ótimo para destacar diferentes palestrantes, sessões ou patrocinadores de eventos.

Slideshows: as apresentações do Facebook combinam imagens, animação e texto para proporcionar uma experiência de anúncios rica, mas leve. Esses anúncios são mais baratos que os anúncios em vídeo padrão e funcionam bem mesmo em conexões de internet mais lentas.

Coleção: os anúncios de coleção restringem a ponte entre as pessoas e um produto ou serviço. Com um anúncio de coleção, você pode destacar ofertas de produtos diferentes ou diferentes aspectos de uma oferta.

Messenger: Os anúncios do Messenger são iniciados entre as conversas no aplicativo Mobile Messenger do Facebook. Ele é inserido automaticamente com base nos parâmetros que você define ao criar um anúncio.

Existem três funções publicitárias principais que o Facebook disponibiliza para ajudar os organizadores a promover um evento:

1. Anúncios para coletar respostas. Para os organizadores de eventos interessados em gerar engajamento, o Facebook permite que os anunciantes usem o botão “Interessado” ou “Confirmado”. Aqueles que clicam nesse botão não são obrigados a se registrar para o evento, embora possa servir como algum tipo de indicador de interesse para os organizadores do evento.

Mais tarde, os organizadores podem segmentar aqueles que demonstraram interesse em anúncios, incentivando-os a se inscreverem no evento.

2. Anúncios para conduzir inscrições de eventos. Os anúncios do Facebook também podem ser usados para direcionar possíveis participantes do evento para uma página de registro. A página pode ser hospedada no Facebook ou pode ir para um site de terceiros.

Esses anúncios serão exatamente iguais aos anúncios criados para coletar respostas, mas o botão exibirá “Comprar ingressos” em vez de “Interessado” ou “Confirmado”.

3. Gerenciador de Anúncios do Facebook e Power Editor. Usando os recursos mais avançados do Facebook, os anunciantes têm a capacidade de segmentar pessoas específicas, como aqueles que visitaram o site, por exemplo.

Para segmentar visitantes que já visitaram o site, é possível inserir um código HTML fornecido pelo Facebook que rastreará o visitante até que ele abra o Facebook. Quando o visitante estiver no Facebook, ele verá um anúncio lembrando-o de se registrar no evento.

Anúncios baseados em informações demográficas: para os organizadores que esperam alcançar um público específico, o Facebook permite que você selecione vários filtros demográficos e geográficos. Alguns desses filtros incluem idade, sexo, interesses, status de relacionamento e localização.

Segmentação “parecida”: é possível fazer o upload de uma lista de endereços de e-mail e fazer com que os algoritmos do Facebook encontrem usuários que compartilham informações demográficas semelhantes à lista de contatos que foram carregados.

Pedir ao Facebook para encontrar um público “parecido” é ótimo ao tentar alcançar os participantes com um perfil semelhante às pessoas que já se registraram.

Anúncios baseados em conexões: Por fim, o Facebook permite que aqueles que tentam promover um evento tenham como alvo amigos cujos amigos já tenham interesse.

Se, por exemplo, o seu amigo já clicou no botão “Interessado” em um show, esse mesmo show pode exibir um anúncio que diz “Seu amigo está interessado neste evento”.

Os participantes do evento usam mais de um canal para descobrir novos eventos e se conectar com amigos. Para uma promoção melhor, é importante adotar uma estratégia em vários canais diferentes, que permita que os possíveis participantes interajam com sua marca de acordo com seus próprios interesses.

Isso significa incorporar outras plataformas de mídia social às suas estratégias, o que geralmente é uma necessidade para aqueles que desejam maximizar o registro e o engajamento dos participantes. Isso também significa que é preciso dominar as estratégias de e-mail marketing, além de promoções via redes sociais e outros canais.

Conclusões

Com tantos usuários altamente engajados, o Facebook é um recurso fantástico para profissionais de marketing que esperam promover eventos. Além disso, o Facebook indicou que quer que as pessoas se envolvam com a plataforma antes, durante e depois dos eventos, o que significa que eles têm e continuarão a investir no fornecimento de ferramentas aos organizadores para criar eventos de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *