9 coisas que profissionais de eventos precisam ter no perfil do LinkedIn

Profissionais de eventos podem usar o LinkedIn para fazer networking, divulgar seus trabalhos ou encontrar patrocínio para seus projetos, e essas são apenas algumas funções dessa ferramenta. Para atingir seus objetivos, no entanto, é essencial ter um perfil bem elaborado.

Mesmo que não existam “regras” para um perfil perfeito no LinkedIn, existem estratégias de sucesso para aproveitar ao máximo a plataforma. Essas dicas podem te ajudar a contratar sua equipe, prospectar clientes e patrocinadores e mostrar ao mercado que você é um profissional com quem eles vão querer trabalhar.

Use suas fotos para contar histórias

O que sua foto de perfil ou do background dizem sobre você? Procure demonstrar através dessas imagens que você é profissional e acessível. Talvez seja uma boa ideia tirar uma foto profissional, usando roupas apropriadas e com um plano de fundo que não seja uma distração.

Já para o banner que fica no topo do seu perfil – mais conhecido como background – tente usar uma imagem customizada que seja relacionada ao seu trabalho de alguma forma. Pode ser uma foto de algum evento que você organizou, uma imagem de algo relacionado à sua experiência (algo relacionado à tecnologia, por exemplo, caso você seja especialista em feiras tecnológicas) ou até mesmo uma das suas frases favoritas. Experimente usar sites gratuitos como o Canva para criar um banner customizado de 1400×425 pixels.

Atraia as pessoas com um título inteligente

Você tem 120 caracteres à sua disposição no título do seu perfil do LinkedIn, então use-os com sabedoria. Seu objetivo é aparecer nas buscas e ter um perfil que não seja esquecido facilmente por quem visita-lo.

A melhor maneira de fazer isso é colocar suas especialidades e palavras-chave específicas da indústria no seu título. Ao invés de dizer apenas “organizador de eventos”, por exemplo, que tal colocar “Organizador de eventos corporativo | Marketing de eventos “ e incluir o nome dos eventos mais populares no seu portfólio?

Melhore seu resumo

Nessa seção, você tem 2000 caracteres para trabalhar, e a maioria das pessoas não usa tudo. Não há problema nenhum em manter as coisas curtas e simples, mas seja estratégico – esse é um campo importante do seu perfil. Destaque suas conquistas e faça com que o resumo seja interessante para o leitor. Em outras palavras, conte a história da sua carreira.

Esqueça o formato currículo quando adicionar experiências profissionais

Muitas pessoas simplesmente copiam e colam as descrições que estão nos seus currículos quando adicionam uma experiência profissional. Você pode se destacar dos demais usando um estilo de conversa em primeira pessoa.
Adicione também recursos multimídia que ajudem a mostrar seu trabalho recente. Esse é o lugar perfeito para colocar algumas fotos e vídeos do seu último evento. A ideia é deixar sua página mais interessante, ao mesmo tempo em que mostra o seu progresso em planejamento de eventos.

Use as seções restantes de forma estratégica

Formação acadêmica: Você pode até achar que pode pular essa área, mas reserve um tempo para listar seus estudos dentro e fora da graduação. Uma seção de educação robusta te ajuda a vender seu trabalho, já que alguns contratantes dão prioridades a alunos de certas instituições.

Competências: Essa seção fica um pouco mais abaixo e não tem tanto peso quanto as outras, mas ainda é uma boa ideia mantê-la atualizada. Você pode escolher as suas três principais competências para mostrar, então é importante que as mais relacionadas às suas aspirações de carreira estejam no topo.

Recomendações: Se você ainda não tem algumas boas recomendações, peça por elas. O LinkedIn já possui um link para isso, mas é uma boa ideia adicionar um recado ao fazer a solicitação. Dê à pessoa uma ideia do assunto sobre o qual gostaria que escrevessem, e sempre ofereça recomendá-los de volta.

Certificados: Se você ganhou algum certificado relacionado à área de eventos, esse é o lugar para coloca-lo. Os certificados são uma ótima forma de se destacar e demonstrar que suas habilidades estão atualizadas. Você também pode listar alguns eventos recentes que organizou (é só escolher a opção “Projetos” e preencher o formulário).

Interesses: Essa seção lista todas as empresas e grupos que você segue. É importante que uma boa parte delas seja relacionada à indústria de eventos de alguma forma.

Permaneça relevante no LinkedIn

Além do seu perfil, é uma boa ideia se manter ativo no LinkedIn fazendo contribuições que podem ajudar outras pessoas. Compartilhe artigos importantes, comente nos posts de outras pessoas e em grupos, promova o trabalho de outra pessoa ou poste sobre seus próprios aprendizados.

Por que fazer seu evento no Expo D. Pedro?

Localizado em Campinas, o Expo D. Pedro atende, desde 2014, diversos formatos de eventos com qualidade e excelência em um espaço de 13.000 m² de área construída, divididos em um Centro de Convenções com auditórios modulares e salas de apoio que comportam palestras, congressos e convenções com capacidade para até 2.000 pessoas em auditório; e o Centro de Exposições com 7.000 m² de área totalmente horizontal, ideal para feiras, exposições, shows e festas sociais. Anexo a um dos maiores shoppings centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, o espaço reúne a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com oito mil vagas de estacionamento.

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