7 dicas para aumentar sua criatividade no planejamento de eventos

A criatividade é uma peça fundamental no planejamento de eventos. Desde a criação do tema perfeito para o seu evento até a formulação de um plano mais engenhoso, a criatividade ajuda muito os profissionais do setor. Ela está dentro de todos nós, mas pode ser facilmente sufocada se não a libertarmos.

Felizmente, há muita coisa que você pode fazer para transformar qualquer evento que esteja planejando e fazer dele tudo o que você deseja. É apenas uma questão de saber como se organizar e aproveitar o pensamento criativo.

1. Recomece do zero

Às vezes, é essencial voltar aos fundamentos do planejamento de eventos para ajudar a liberar sua criatividade. Se você tem trabalhado nessa área há algum tempo, pode se deparar com velhos hábitos que o impedem de avançar.
Estar organizando eventos interessantes não significa que deva parar de avaliar a maneira como você trabalha de tempos em tempos. Pode haver novas ferramentas, novas formas de trabalho que você não considerou, o que permitiria que colocasse em prática algumas ideias que não pensava serem viáveis antes.

Começar do zero também permitirá que você se aproxime do seu trabalho com uma mente renovada.

2. Pense fora da caixa

O mais importante é não ter medo de experimentar coisas novas e ver como elas funcionam. Contanto que você seja bem organizado e tenha tempo suficiente para se dedicar a coisas diferentes, não há motivo para não ter ideias brilhantes por meio de tentativa e erro.

Não tenha medo de ter ideias malucas! Você poderá filtra-las após o brainstorming e avaliar quais são realmente viáveis. Quando se trata de criatividade, seu pior inimigo geralmente é sua falta de autoconfiança.
Confie em si mesmo e seja um pouco mais aventureiro. Como Nelson Mandela disse:

“Eu nunca perco. Eu ganho ou aprendo.”

3. Desenvolva uma rotina de criatividade

Mantenha sempre um caderno à mão e tente escrever pelo menos 5 novas ideias todos os dias. Elas podem ser sobre um conceito de evento, novas atividades ou simplesmente uma paleta de cores que você gostaria de usar.

Você também pode separar 5 minutos todos os dias para acompanhar as notícias de negócios, buscando se inspirar nas últimas tendências em planejamento de eventos. Abra seus olhos e deixe o mundo te inspirar!

4. Seja colaborativo

Continuando com o tema da experimentação, não é necessário ser criativo por conta própria. Quanto mais pessoas, melhor! Reúna os pensamentos, pontos de vista e opiniões dos outros em seu processo de criar novas ideias.

Fazer um brainstorming com sua equipe é sempre útil. Incentive seus colegas a pensar em suas próprias ideias e faça experiências para ver o que funciona melhor.

5. Comece cedo

Um dos maiores problemas para o planejamento eficaz de eventos é não ter tempo suficiente para planejar da maneira que você deseja. Levantar-se uma ou duas horas mais cedo lhe dará algum espaço e a chance de começar seu dia com uma mente renovada.

Além de ganhar tempo extra ao acordar um pouco mais cedo, ser coerente com sua rotina matinal também ajudará a focar a mente. A chave é começar o dia pronto para o que vier.

Quanto menos tempo você passar tentando descobrir o que precisa ser feito antes de começar, mais eficiente (e menos estressado) você será.

6. Dê um tempo a si mesmo

Finalmente, dê um tempo! O planejamento de eventos pode ser muito divertido, mas também pode ser um trabalho difícil e, por isso, é bom reservar um tempo para se afastar de tudo quando precisar.

Pode ser um dia de folga, ou algo tão simples como uma caminhada de 10 minutos para limpar a mente quando algo ruim acontece. Alguns pesquisadores defendem que o exercício regular pode até mesmo beneficiar a criatividade!

Seja qual for a causa, seja qual for o tempo, fazer pausas manterá sua mente atualizada. Assim, você poderá ficar por dentro do que precisa ser feito para garantir que seu evento transcorra sem problemas.

7. Aproveite!

Não é nenhum segredo que desfrutar do que você faz ajuda a mantê-lo motivado e mais aberto a novas ideias. Não deixe que o estresse reprima sua criatividade e reserve um momento para aproveitar o resultado do seu trabalho árduo.

Fique orgulhoso de si mesmo! Ver todo mundo curtindo o evento que você organizou é sempre gratificante e é a melhor maneira de estimular sua criatividade e fazer com que você deseje organizar um evento ainda melhor.

O planejamento de eventos às vezes pode ser muito desafiador, mas é importante lembrar por que esse também é o melhor trabalho do mundo!

Coloque essas dicas em prática e deixe seus instintos criativos florescerem. Bom evento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *