11 lições de vida que profissionais de eventos aprenderam do jeito mais difícil

Desde patrocinadores com demandas impossíveis até participantes que exigem mais atenção que seus principais palestrantes, todo dia é uma nova experiência para profissionais de eventos.

Fizemos uma lista com as 11 lições de vida que todo organizador de eventos aprendeu do jeito mais difícil. Confira:

Lição #1: Esteja preparado para a chuva, mesmo com sol

É impossível prever tudo que vai acontecer no dia do seu evento. Você pode criar um plano de ação, rever cada detalhe e se preparar para o pior cenário possível, mas, quando os participantes começarem a chegar, é só uma questão de responder aos acontecimentos da melhor forma (incluindo variações de clima inesperadas).

Lição #2: Às vezes, o silêncio vale ouro

Em alguns momentos durante o planejamento de um evento, você acaba cruzando com um cliente, patrocinador ou participante que não tem medo de dividir suas opiniões fortes sobre as suas decisões, habilidades ou escolhas. Aqueles com ótimas habilidades de relacionamento interpessoal, no entanto, são mestres em aceitar críticas e dar a volta por cima com um feedback construtivo.

Lição #3: Grandes jornadas começam com pequenos passos

Uma das razões para esse trabalho ser tão estressante são todas as variáveis envolvidas no planejamento de um evento. Saber por onde começar quando você está diante de uma montanha de tarefas pendentes pode ser difícil para algumas pessoas, mas não para você. Suas habilidades de priorizar são ótimas e você já aprendeu a quebrar uma lista gigante de tarefas em pequenos itens, delegando eles de acordo.

Lição #4: Ações falam mais do que palavras

Em suas parcerias com patrocinadores ou nas promessas que faz aos participantes, o que você diz e o que você faz devem estar sempre alinhados. É por isso que organizadores de eventos são excepcionalmente bons em avaliar quando realmente podem assumir e entregar, tanto nos negócios quanto na vida pessoal.

Lição #5: É impossível agradar todo mundo

Não importa o quanto você pense e planeje um evento, você simplesmente não pode agradar todo mundo. É por isso que bons planejadores de eventos sabem aceitar feedback e avaliações sem levar para o lado pessoal. Críticas te ajudam a melhorar cada vez mais.

Lição #6: Tempo é precioso

A falta de tempo é a única questão que afeta todos os organizadores de evento. Parece que nunca existem horas ou minutos suficientes no dia para fazer tudo, então você aprendeu a otimizar o seu tempo com maestria. A tecnologia é uma grande aliada nisso, e pode te ajudar a automatizar tarefas repetitivas, gerenciar suas redes sociais e muito mais.

Lição #7: Cuide de você mesmo antes de qualquer coisa

É muito fácil se sentir exausto trabalhando no ramo. Longas horas de trabalho e prazos curtos podem cutucar (e muito) seu sistema nervoso. Profissionais mais experientes, no entanto, sabem que o segredo para uma carreira de sucesso é colocar suas necessidades em primeiro lugar todos os dias – mesmo que seja só por alguns minutos.

Lição #8: É preciso persistir

Trabalhar com eventos tem muitos altos e baixos. As coisas nem sempre funcionam, um fornecedor pode cair por água abaixo, seu principal palestrante pode cancelar um dia antes do seu evento… Essas coisas acontecem. Mas, para aqueles com muita experiência na indústria, seguir adiante é uma tarefa fácil. A resiliência te ajuda a encontrar soluções, para que você (e seu evento) esteja focado e mantenha o curso.

Lição #9: Nunca pare de aprender

Independente de quantos eventos você já planejou, sempre há algo novo para aprender. É uma das coisas que fazem a profissão ser tão apaixonante! Tecnologias e ferramentas então sempre mudando, assim como as expectativas do público.

Lição #10: O riso é o melhor remédio

Saber rir da vida (pelo menos nos momentos apropriados) é uma das melhores táticas para aliviar o estresse. Ter uma boa perspectiva das coisas é uma das razões pelas quais organizadores de eventos têm sucesso mesmo nas situações mais adversas.

Lição #11: SEMPRE tenha um checklist

Os dias anteriores ao seu evento podem ser caóticos. Se você não manter a organização, alguma coisa vai acabar dando errado. Pensando nisso, montamos um checklist detalhando todos os principais pontos que você deve considerar ao realizar seu evento.

Por que fazer seu evento no Expo D. Pedro?

Localizado em Campinas, o Expo D. Pedro atende, desde 2014, diversos formatos de eventos com qualidade e excelência em um espaço de 13.000 m² de área construída, divididos em um Centro de Convenções com auditórios modulares e salas de apoio que comportam palestras, congressos e convenções com capacidade para até 2000 pessoas em auditório; e o Centro de Exposições com 7000 m² de área totalmente horizontal, ideal para feiras, exposições, shows e festas sociais. Anexo a um dos maiores shoppings centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, o espaço reúne a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com 8 mil vagas de estacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *