Dicas de perguntas para sua pesquisa pós-evento

No período pós-evento, uma das maiores preocupações dos organizadores é saber se a experiência do público foi satisfatória e entender como as pessoas se sentiram no local. Para ter essas informações, é muito importante coletar a opinião dos participantes durante ou imediatamente após o evento.

No entanto, assim como tudo que envolve a indústria de eventos, as perguntas feitas em pesquisas pós-evento variam de acordo com o tipo de evento planejado, já que os objetivos podem ser muito diferentes. Apesar disso, existem algumas perguntas gerais que podem se encaixar em qualquer pesquisa.

Escolher as perguntas certas a fazer demanda tempo e atenção então, para ajudar organizadores de todos os tipos de eventos, o Expo D. Pedro compilou uma lista de questões essenciais e que não podem faltar no fim de cada evento.

Perguntas gerais

  • De forma geral, como você avalia o evento?
  • Avalie os seguintes aspectos do evento:
  • Data a hora
  • Localização
  • Comida e bebida
  • Expositores
  • Palestrantes

Na seção abaixo, alguns aspectos podem ser alterados para se encaixarem nos detalhes e no tipo de evento planejado.

  • O que mais te agradou no evento?
  • O que menos te agradou no evento?
  • Como você acha que o evento pode melhorar?
  • Esta é sua primeira vez em um de nossos eventos?
  • Tendo como base sua experiência neste evento, qual a probabilidade de você participar de um evento futuro?
  • Você recomendaria nossos eventos para um amigo/colega?
  • Você tem sugestões ou comentários que podem nos ajudar a melhorar o evento futuramente?

Perguntas específicas

As perguntas abaixo podem ser alteradas para se adaptarem a eventos específicos.

  • Na sua opinião, o evento atingiu seu objetivo?
  • O evento estava bem-estruturado?
  • O tempo de debate foi suficiente?
  • Quais tópicos você gostaria que fossem abordados em eventos futuros?
  • Como você ficou sabendo sobre o evento?
  • Quão útil foi a informação encontrada no evento?
  • A equipe de organização foi educada e prestativa?
  • Você acredita que o palestrante trouxe engajamento?
  • Você teve a oportunidade de fazer perguntas durante o evento?
  • O evento melhorou suas habilidades?

Caso seja necessário adicionar mais perguntas, é interessante manter em mente que, quanto maior a pesquisa, menor será a possibilidade de as pessoas responderem até o final.

Enviando a pesquisa

Depois de estabelecer quais perguntas estarão na pesquisa pós-evento, é necessário definir como ela chegará até o público. A pesquisa pode ser entregue pessoalmente ou digitalmente, e a escolha do método tem alto impacto na taxa de resposta e nos resultados apresentados.

Caso a organização do evento escolha fazer a pesquisa pessoalmente durante o evento, ela deve garantir que existam canetas ou lápis disponíveis, assim como uma caixa ou algum outro ponto onde a pesquisa possa ser recolhida. Este é um bom método para garantir taxas de resposta maiores e opiniões mais sinceras.

As pesquisas pós-evento digitais são mais convenientes, uma vez que os participantes podem completa-las na hora e lugar que preferirem. O ponto negativo é que muitas pessoas esquecem de responder ou fazem isso somente dias após a realização do evento, quanto os detalhes não estão mais frescos em suas memórias.

Aprendizado

Mesmo que o feedback seja positivo, negativo ou neutro, o objetivo de uma pesquisa pós-evento é trazer aprendizado e proporcionar à organização a possibilidade de agir diante da informação coletada.

Esta é uma ótima oportunidade para refletir sobre o evento e visualizar as áreas que precisam de melhora. Nenhum evento sai exatamente como o esperado, mas todos trazem aprendizado e crescimento quando são vistos de diferentes perspectivas.

Por que fazer seu evento no Expo D. Pedro?

Localizado em Campinas, o Expo D. Pedro atende, desde 2014, diversos formatos de eventos com qualidade e excelência em um espaço de 13.000 m² de área construída, divididos em um Centro de Convenções com auditórios modulares e salas de apoio que comportam palestras, congressos e convenções com capacidade para até 2000 pessoas em auditório; e o Centro de Exposições com 7000 m² de área totalmente horizontal, ideal para feiras, exposições, shows e festas sociais. Anexo a um dos maiores shoppings centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, o espaço reúne a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com oito mil vagas de estacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *