Maria Inês Fini é palestrante confirmada na 10ª Semana da Educação

Para ex-presidente do Inep, “inovar é promover uma destruição devastadora da escola como a concebemos hoje”

A educadora Maria Inês Fini, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abrirá a programação do Festival de Inovação na Educação com uma palestra gratuita na próxima quinta-feira (19), no Expo D. Pedro. A proposta é discutir a “inovação como a única saída para a educação do Brasil”.

O evento faz parte da 10º Semana da Educação, promovida pela Fundação FEAC, e discutirá as mudanças de paradigma necessárias à educação. “Inovar, para a educação brasileira, é promover uma destruição devastadora da escola como a concebemos hoje e promover uma reconstrução criativa e arrojada em três aspectos estruturantes: currículo, avaliação e formação de professores”, defende Maria Inês Fini.

Para a idealizadora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a sociedade passou por mudanças e a escola também precisa mudar para acompanhar a dinâmica social. “Na minha escola aprendíamos as respostas certas para os problemas conhecidos. Hoje não há respostas certas e os problemas mudam rapidamente”, pontua.

A educadora defende o gestor moderno como a locomotiva deste processo de renovação. “Ele precisa dominar modernas técnicas de gestão, ter boa formação pedagógica e criar os espaços de formação dos professores, além de diálogos constantes com as famílias e com o conjunto de instituições locais”.

Para Maria Inês Fini, a inovação só será possível se posturas diferentes forem adotadas, como o uso da tecnologia como recurso pedagógico e o apoio irrestrito aos professores para que dominem conceitos estruturantes do que deverão ensinar com uso de novas metodologias. “É preciso assumir o conceito de educação integral, que envolve outra postura da escola: emoções, sentimentos e relações”, conclui.

Serviço

Festival de Inovação na Educação

Data: 19/09/19 (quinta-feira)

Horário: 8h30 às 17h

Site: https://www.feac.org.br/19setembro-festival/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *