Dicas para palestrantes de primeira viagem

Algumas pessoas tem uma facilidade natural para falar em público, enquanto outras enfrentam dificuldades até mesmo em apresentações básicas para um grupo de colegas. Aprender o jeito certo de abordar sua audiência é o que tende a definir a excelência dos palestrantes.

O público espera ser entretido e informado. Aqueles que encaram essa tarefa pela primeira vez podem se sentir sobrecarregados, já que pode haver muitos fatores intimidantes associados a uma palestra. Trouxemos algumas dicas para te ajudar a capturar a atenção dos participantes, enquanto transmite com sucesso os principais pontos da sua apresentação.

A apresentação é tudo

Palestrantes precisam ser capazes de apresentar até mesmo as informações mais desinteressantes de uma maneira que envolva todos os participantes de forma proativa. Na verdade, é isso que provavelmente tornará o evento inesquecível. Você, portanto, precisa interagir com o público e falar com eles de uma maneira que mostra que você se importa com sua opinião.

Os benefícios (e perigos) do slide show

Slides e infográficos podem ser excelentes métodos para pontuar um determinado argumento. Esses recursos visuais também ajudam o palestrante, pois o público permanecerá interessado por períodos mais longos. Por outro lado, os slides também podem prejudicar as conferências.

Muitas informações confundirão o público e, como resultado, ele vai perder o interesse pelo que está sendo dito. Imagens excessivamente complicadas também devem ser evitadas, pois elas só servirão para confundir a apresentação. É melhor usar entre um e dois slides para cada minuto da apresentação. No entanto, isso pode ser modificado ao abordar tópicos mais aprofundados.

Escolhendo o equipamento apropriado

Um erro comum para palestrantes de primeira viagem é focar apenas na apresentação em si. E se houver uma grande multidão e o microfone não funcionar corretamente, ou o laptop travar durante um ponto importante da apresentação?

Esteja conectado com o organizador e o profissional de audiovisual responsável, pois eles permitirão que você se concentre somente na apresentação. É evidente que a escolha do equipamento audiovisual mais apropriado é essencial para deixar uma boa impressão.

Deixando uma boa impressão

É vital que os palestrantes se conectem com o público desde o início. A capacidade de desenvolver um laço com os participantes é indiscutivelmente o determinante final em relação ao sucesso de um evento. Adicionar um pouco de humor na mistura não é necessariamente uma coisa ruim, mas ele precisa estar relacionado ao tópico geral.

Um palestrante de primeira viagem muitas vezes aborta tópicos e seções apressadamente para poder descer logo do palco. Isso não só aliena o público, mas também pode diminuir a qualidade do assunto que está sendo ilustrado. Um conselho simples: pratique seu discurso durante os dias anteriores à conferência e acompanhe seu próprio desempenho.

Sempre deixe um tempo para perguntas e respostas. Esta é uma excelente maneira de direcionar os pontos mais refinados, bem como desenvolver um elo final com o público. Não demore em nenhum tópico específico por muito tempo e, caso você não conseguir responder a todas as perguntas, lembre-se que isso é normal.

Não espere acertar tudo na primeira vez, pois isso raramente ocorre. Ainda assim, seguir essas dicas pode te ajudar a brilhar no palco.

Por que fazer seu evento no Expo D. Pedro?

Localizado em Campinas, o Expo D. Pedro atende, desde 2014, diversos formatos de eventos com qualidade e excelência em um espaço de 13.000 m² de área construída, divididos em um Centro de Convenções com auditórios modulares e salas de apoio que comportam palestras, congressos e convenções com capacidade para até 2000 pessoas em auditório; e o Centro de Exposições com 7000 m² de área totalmente horizontal, ideal para feiras, exposições, shows e festas sociais. Anexo a um dos maiores shoppings centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, o espaço reúne a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com 8 mil vagas de estacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *