Dicas para evitar o desperdício de comida em eventos

Evitar o desperdício de alimentos em eventos é uma tarefa importante, mas que pode ser de difícil planejamento e implantação, em especial quando os organizadores estão se planejando para receber um grande número de pessoas.

Eventos de grande porte correm um risco maior de desperdiçar alimentos, porque pode ser difícil suprir a demanda e agradar o paladar de tantas pessoas diferentes. Neste post, trouxemos algumas dicas que podem ajudar organizadores a evitar o desperdício de alimentos, trazendo mais conscientização para seus eventos.

  1. Escolha do menu

O primeiro passo para evitar desperdícios é escolher sabiamente os itens que farão parte do menu. Durante o planejamento, é importante pensar em alternativas para evitar o desperdício antecipadamente e, ao mesmo tempo, pensar em canais para distribuir as sobras de alimentos provenientes do evento.

Ao planejar o menu, alguns pontos relevantes a serem considerados incluem: a forma como o alimento será servido (ele será embalado individualmente? Em porções?), o histórico de consumo de eventos anteriores e validade dos alimentos, por exemplo.

Buscar estimar com o máximo de precisão possível a quantidade de alimentos necessários, levando em consideração o número de participantes, a duração dos breaks e o tipo de evento que está sendo realizado é um ponto principal do planejamento.

Lembrete! Sempre é possível aumentar a quantidade de comida que será servida no almoço ou coffee break seguinte, mas dificilmente será possível diminuir.

Uma boa técnica de organização é fazer o pedido para cada break ou refeição individualmente, evitando usar números arredondados. Além disso, encomendar alimentos com produtores locais pode ser uma boa opção em termos de responsabilidade ambiental.

  • Planejamento do serviço

Um bom ponto de partida para o planejamento do serviço de A&B (alimentação e bebidas) é medir a quantidade e o valor dos alimentos consumidos em eventos anteriores, o que trará mais informações sobre os hábitos do público. Uma vez ciente do consumo médio em eventos passados, será mais fácil tomar decisões que busquem evitar o desperdício de alimentos.

Um planejamento consciente também deve considerar o caminho que será percorrido pelo lixo produzido pelo evento (ele será reciclado? O que acontecerá com o lixo orgânico?), e a possibilidade de doar alimentos não utilizados para ONGs e instituições de caráter social.

  • Soluções inteligentes

Algumas ideias podem ser eficientes para ajudar a minimizar o desperdício em eventos, como por exemplo:

  • Disponibilizar pratos e tigelas menores;
  • Evitar oferecer pratos prontos;
  • Excluir guarnições desnecessárias.

Ao servir snacks, uma boa solução é escolher itens que não são embalados em porções individuais e que permitam que os participantes se sirvam apenas do que realmente irão comer. Isso diminui as chances dos alimentos serem desperdiçados, já que porções podem ser muito atraentes para algumas pessoas, mas nem todas conseguem finalizá-las.

  • Parcerias

Um evento com consciência ambiental também pode firmar parcerias com programas de doação de alimentos como estratégia para redução de resíduos. Estes programas, presentes na maioria das cidades, permitem que alimentos não utilizados – que atendem às diretrizes de saúde – sejam redirecionados para pessoas carentes.

Lembrete! Para que seja feita a doação, a comida precisa ser armazenada em recipientes apropriados. Rotular as sobras também pode ajudar a acompanhar quanto foi consumido e quanto foi doado.

O gerenciamento eficiente de alimentos e a minimização do desperdício em eventos é um ponto essencial para o fortalecimento da responsabilidade social corporativa, que gera mais confiança entre o público do evento.

Por que fazer seu evento no Expo D. Pedro?

Localizado em Campinas, o Expo D. Pedro atende, desde 2014, diversos formatos de eventos com qualidade e excelência em um espaço de 13.000 m² de área construída, divididos em um Centro de Convenções com auditórios modulares e salas de apoio que comportam palestras, congressos e convenções com capacidade para até 2000 pessoas em auditório; e o Centro de Exposições com 7000 m² de área totalmente horizontal, ideal para feiras, exposições, shows e festas sociais. Anexo a um dos maiores shoppings centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, o espaço reúne a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com oito mil vagas de estacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *