TAILÂNDIA: Excêntrica e histórica

Rica em belezas naturais e ilhas paradisíacas, a Tailândia harmoniza destinos cosmopolitas com paisagens desertas e inexploradas. Destino ideal para quem quer paz e espiritualidade

Por Beatriz Steck

Com paisagens encantadoras e clima tropical, a Tailândia entrou há alguns anos no radar de turistas que buscam se aventurar no exotismo do Sudeste Asiático. O antigo Reino do Sião é fascinante de norte – com montanhas que abrigam diversas tribos como a “Pa Dong”, onde as mulheres usam colares de metal que esticam o pescoço – a sul – com praias paradisíacas, água cristalina, areias brancas e resorts exuberantes.

Ao centro fica localizada a capital e excêntrica Bangkok. Com mais de 11 milhões de habitantes a cidade fervilha de turistas interessados em conhecer os templos e palácios suntuosos e cheios de riqueza cultural e tradição de mais de 200 anos. Ao mesmo tempo, o visual da cidade contrasta com arranha-céus imponentes e modernos.

Como na maioria das grandes metrópoles, o trânsito é intenso, por isso o ideal é que escolha um hotel próximo aos principais pontos turísticos ou que tenham fácil acesso pelo rio Chao Phraia ou por SkyTrain (BTS) – fácil de usar e muito bem sinalizado, alguns possuem até ar condicionado e televisão. Aproveite para observar e se aventurar com a enorme quantidade de Tuktuks circulando pelas ruas. Durante a noite eles ficam iluminados com luzes coloridas.

Andar de Taxi em Bangkok é muito caro. A dica é negociar a corrida antes de entrar no carro, caso contrário a chance de te passarem um valor bem mais alto é grande.

Entre os pontos turísticos que devem entrar para o roteiro está o enorme complexo do Palácio Real (Phra Borom Maha Ratcha Wang). Construído em 1782, o complexo possuí cerca de 100 edifícios e foi a residência da família real por 150 anos. Ali fica, também, a estátua do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew), o mais importante templo budista da Tailândia. Apesar do nome, a imagem foi esculpida em Jade e não Esmeralda.

Dica importante: existe um rigoroso controle de vestimentas dentro do complexo. Ombros e joelhos devem ficar cobertos durante toda a visita. Você pode alugar uma calça ou xale antes de entrar no local.

No templo de Wat Pho fica uma imensa estátua de 46 metros de comprimento e 15 de altura do Buda Deitado. É o maior e mais antigo templo da cidade. Vale observar cada detalhe da escultura folheada a ouro 24 quilates e madrepérola.

Bangkok também é bem famosa por ter vários mercados vendendo tudo o que se pode imaginar espalhados pela cidade. No Chatuchak é possível garimpar porcelanas, pashminas, roupas, souvenires, sabonetes e comida de rua. O mercado das flores Pak Klong Talad fica aberto 24 horas.

Se interessar conhecer um pouco da história da indústria da seda na Tailândia, a casa do norte-americano Jim Thompson virou um museu com lojinhas que vende lenços sofisticados, guardanapos, jogos americanos, almofadas e roupas.

Para compras visite o Asiatique The Riverfront, River City Shopping Center e o Shopping Siam Paragon. Destinos certos para encontrar tudo o que precisar e o que nem se imaginava que precisava.

Onde comer

Vertigo and Moon Bar

Apesar do Sirocco ser mais famoso por causa do filme “Se beber não case”, atualmente o rooftop mais badalado é o Vertigo. Com animação e gente bonita é o programa ideal para tomar alguns drinks admirando a vista da cidade.

Informações: www.banyantree.com/en/thailand/bangkok/dining/vertigo-too

Nahm

Eleito o melhor restaurante da Ásia, o Nahm é referência da gastronomia tailandesa. O ambiente é elegante e clean. Vale ressaltar que a comida é muito apimentada.

Informações: www.comohotels.com/metropolitanbangkok

Celadon

O Celadon é um dos restaurantes mais conceituados da capital tailandesa. As mesas ficam em terraços rodeados por lagoas com lótus e o cardápio oferece especialidades da região.

Informações: https://www.sukhothai.com/bangkok/en/dining/restaurant-celadon

Onde se hospedar

Mandarin Oriental Bangkok

Aposta certa em quase todos os lugares do mundo, o Mandarim Oriental Bangkok possui atmosfera tranquila, com decoração contemporânea e tradicional. São oferecidas aulas de culinária tailandesa e sessões de ioga para os hospedes.

The Siam

O tranquilo hotel tem apenas 39 quartos e suítes e fica na área história de Bangkok, às margens do Rio Chao Praya. Aproveite para experimentar o melhor da cozinha tailandesa no restaurante Chon, localizado dentro do hotel.

Praias paradisíacas

Partindo de Bangkok, em poucas horas de vôo, é possível aproveitar o clima quente da Tailândia nas praias paradisíacas que tornam o país destino turístico de verão. São tantas as opções de praias e hotéis luxuosos que fica difícil escolher uma só.

Dica: para quem deseja aproveitar a praia e o clima, o ideal é visitar a Tailândia entre novembro e fevereiro, quando as temperaturas estão agradáveis e não chove tanto.

A maior das ilhas, e também uma das mais famosas, é Phuket. Areias brancas, temperaturas agradáveis, céu azul e mar cor esmeralda fazem parte da paisagem encontrada nos dias de estada ali. Os moradores locais geralmente são simpáticos e hospitaleiros e fazem com que a experiência seja ainda mais inesquecível.

A partir de Phuket, é possível alugar um barco, pode ser particular ou em grupo, e conhecer ilha por ilha do entorno. Vale visitar a ilha de Ko Hong, que forma uma lagoa verde com água cor de jade quando a maré está alta. Durante a maré baixa a lagoa esvazia impossibilitando a passagem de barcos. Já as três ilhas de Krabi precisam ser visitadas na maré baixa, quando elas se unem por um banco de areia com um formato de “Y”, que divide o mar.

As estrelas do passeio são as ilhas Phi Phi, cenário do filme “A Praia” com Leonardo di Caprio. Mesmo que inevitável, é recomendado chegar o mais cedo possível para evitar uma enorme quantidade de turistas que chegam até a atrapalhar um pouco a vista. Apesar de muito cheia a cor da água verde neon é maravilhosa e a natureza deslumbrante, daqueles lugares que devem ser visitados pelo menos uma vez.

A 80 quilômetros da costa leste da Tailândia fica Ko Samui, de vegetação tropical, águas cristalinas e coqueiros espalhados pela orla. O local faz parte de um arquipélago com mais de 60 ilhas ao sul da China e é um destino tão badalado quanto Phuket.

Onde ficar

Six Senses Yao Noi

O hotel é todo personalizado de acordo com o perfil do cliente e oferece experiências incríveis. Os quartos são divididos em vilas espalhadas por toda propriedade, harmonizados com a natureza exuberante do local.

Amanpuri

O Amanpuri fica em uma área de coqueirais à beira-mar e oferece uma experiência de luxo e tranquilidade para seus hóspedes. O resort disponibiliza barcos para passeios pelo Mar de Andaman.

Four Seasons Koh Samui

Os hotéis da rede são sempre aposta certa. A propriedade oferece piscinas particulares para cada vila e outra comum de borda infinita, com vista para a praia paradisíaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *