8 elementos essenciais para uma boa decoração no seu evento

O espaço que você escolhe e a decoração que coloca nele têm o poder de dar vida ao seu evento ou à sua marca. Se aproveitar a oportunidade ao máximo, uma bela decoração no evento pode mudar a atmosfera do lugar e dar o que falar – ou o que postar nas redes sociais. Sem os elementos de decoração, no entanto, os participantes podem sentir uma falta de inspiração, ou até mesmo uma insatisfação.

Mas decorar um evento é muito mais que fazer o espaço ficar bonito – é uma arte. Quer saber como dominá-la? Separamos os oito elementos essenciais para uma boa decoração de eventos que você precisa saber.

Elemento #1: Espaço

O espaço do seu evento é uma tela em branco. Conheça as dimensões e recursos do espaço, se coloque no lugar do público e ande pelo local para entender o percurso que farão – desde a entrada até a saída do evento. O que vai fazer com que se sintam mais bem-vindos e como você pode orientá-los da melhor forma?

Quando planejar o layout do seu evento, pense na rota que você quer que o público faça. Se for uma rota grande e sem muitos atrativos, pense em como mudar isso. É preciso balancear espaço positivo (decorado) com espaço negativo (não decorado), para que seu evento não pareça poluído.

Elemento #2: Linhas

As linhas são elementos criados pela arquitetura do espaço e pela decoração. A combinação certa de linhas pode mudar a percepção do público, fazendo com que espaços pequenos pareçam grandes e vice versa.

Se as linhas do seu espaço não estão balanceadas, aqui estão algumas alternativas para deixa-las mais interessantes:

Linhas horizontais podem ser adicionadas através de itens como mesas e tapetes.
Linhas verticais podem ser feitas com cortinas, colunas e adereços para pendurar nas paredes.
Linhas dinâmicas deixam o ambiente mais interessante e dão movimento através de curvas e ângulos.

Elemento #3: Formas

As formas são criadas pelas linhas de qualquer objeto 3D presente no espaço, como mobília e estruturas. Elas ajudam a balancear o espaço e também a caracterizá-lo. Você pode usar uma mistura de formas (círculos, quadrados e triângulos) ou focar apenas em uma (somente círculos, por exemplo).

Quer brincar com formas? Tente essas ideias:

Traga peças marcantes: É possível brincar com formas trazendo peças marcantes como esculturas ou móveis chamativos e diferentes.

Experimente com proporções: Ajustar a escala dos objetos pode causar um grande impacto. Por exemplo, um arco imponente na entrada por deixar os participantes realmente imersos na experiência do evento.

Crie versões gigantes de objetos do dia a dia: Outra forma de chamar a atenção do seu público com escalas é recriar um objeto do dia a dia, como um garfo, em tamanho gigante. Por ser inesperado, acaba chamando muita atenção.

Elemento #4: Luz

A luz não é somente um elemento essencial para qualquer decoração de evento, mas também pode influenciar as perspectivas de espaço. Através do uso da luz, você pode direcionar o foco a áreas diferentes, criar colunas verticais ou projetar um caminho horizontal em uma sala.

A atmosfera do evento também é muito influenciada pela iluminação, então é importante dedicar tempo ao planejamento da luz. Para eventos durante o dia, busque fazer o máximo com a luz natural. Para eventos durante a noite, brinque com cores e níveis de claridade.

Outras formas de brincar com a luz:

Luzes posicionadas de baixo para cima para iluminar paredes e colunas.
Luzes com stencils estampados.
Luzes que focam em objetos específicos.
Luzes que “pintam” seu espaço de alguma cor.
Pequenos feixes de luz que podem criar diferentes formas.
Mesas e pódios iluminados que se destacam.

Elemento #5: Cor

Escolher a paleta de cores certa ajuda a dar o tom do evento. Se você quer que seus participantes tenham foco e aprendam, por exemplo, use a cor verde ou azul. Buscando criatividade? Use rosa ou laranja.

Use cores a seu favor com essas técnicas:

Incorpore as cores escolhidas em elementos importantes como a decoração, iluminação e materiais impressos.
Brinque com diferentes tons de cores da sua paleta para deixar o visual mais interessante.
Use cores de destaque, mas evite exagerar.

Elemento #6: Textura

Não negligencie o tato do seu público quando pensar na decoração. As texturas são muito importantes no seu evento. Uma parede felpuda inevitavelmente será tocada, e uma estátua de gelo provavelmente será cutucada.

Busque harmonizar os materiais escolhidos, com um contraste entre natural e sintético.

Além de texturas que podem ser sentidas e vistas, existem também as texturas apenas visuais, como paredes com papel de parede de tijolos, por exemplo.

Elemento #7: Estampa

Assim como texturas, estampas também são elementos muito interessantes. Mas, antes de cobrir as paredes do local com estampa de oncinha, pense em jeitos mais sutis de incorporar estampas. As cores da sua paleta, por exemplo, podem ser combinadas na criação de estampas que permeiam o espaço de um modo menos dominante.

Estampas também podem quebrar um espaço sem graça. Sejam florais, geométricos ou listras, os padrões escolhidos devem se equilibrar. Caso contrário, você pode dar dor de cabeça aos participantes!

Elemento #8: Plantas

Já está comprovada a eficácia de plantas para melhorar o humor e reduzir estresse, além de melhorar a concentração.
Como element de design, as plantas podem ser uma ferramenta muito útil, além de existirem em diversos tamanhos, cores e formatos.

Você pode incorporar plantas na decoração como vasos, backdrops ou paredes vivas.

Por que fazer seu evento no Expo D. Pedro?

Localizado em Campinas, o Expo D. Pedro atende, desde 2014, diversos formatos de eventos com qualidade e excelência em um espaço de 13.000 m² de área construída, divididos em um Centro de Convenções com auditórios modulares e salas de apoio que comportam palestras, congressos e convenções com capacidade para até 2.000 pessoas em auditório; e o Centro de Exposições com 7.000 m² de área totalmente horizontal, ideal para feiras, exposições, shows e festas sociais. Anexo a um dos maiores shoppings centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, o espaço reúne a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com oito mil vagas de estacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *