15 ideias criativas de patrocínio

Para se destacar em meio à concorrência, organizadores de eventos precisam inovar e ter, cada vez mais, ideias criativas para atrair patrocinadores para feiras, exposições ou conferências. Dê um passo à frente no caminho para o sucesso com essas 15 ideias criativas para uma proposta de patrocínio perfeita:

 

01. Degraus de uma escada ou escada rolante

Coloque adesivos em cada degrau, alguns na parte de cima outros na lateral, que mostrem a marca patrocinadora. São bastante úteis em eventos com atividades acontecendo em vários andares de um espaço, para garantir a exposição da marca.

 

02. Apps para eventos

Para grandes feiras e shows é importante investir em um aplicativo feito especialmente para o evento, para que os participantes possam se localizar e ver onde está aquilo que procuram. Forneça informações importantes como o mapa, transmissões ao vivo feitas por redes sociais e um cronograma com lembretes para manter os convidados notificados sobre oportunidades de negócio.

Use o aplicativo para fazer barulho antes do evento, com contagem regressiva, ofertas e previews exclusivas destinadas aqueles que pretendem ir. Lembre-se de fazer com que os patrocinadores sejam bem promovidos e façam ofertas que tenham valor aos seus participantes.

 

03. Drinks assinados

Para eventos que acontecem durante a noite, com coquetel para convidados, por que não deixar que uma marca assine drinks personalizados? Use as cores da companhia e sirva em um copo adesivado. Outra ideia é colocar roupas customizadas com o logo do patrocinador nos bartenders e garçons que estiverem oferecendo o drink pelo salão. Tenha  certeza de que a bebida tem um ótimo sabor e um nome memorável.

 

04. Peças centrais

Para eventos em que os convidados ficam sentados em mesas você pode criar peças de centro que se destacam. Seja criativo e faça com flores, comidas ou objetos que remetam sempre ao tema do evento, ao estilo da marca e personalidade do patrocinador.

O organizador pode oferecer nas cotas de patrocínio que a empresa seja a anfitriã do evento, disponibilizando uma pessoa para conversar com os convidados.

Outra ideia é realizar um concurso de votação do enfeite de mesa mais bonito, isso incentiva a interação e, também, compartilhamento em redes sociais.

 

05. Charging Stations

Hoje em dia ficar sem bateria durante um evento pode ser um desastre para a maioria das pessoas. Eles ficam impossibilitados de compartilhar imagens em redes sociais, interagir com seus amigos, fazer check in e, até mesmo, chamar um táxi ou uber para voltar para casa.

Dar a oportunidade para uma marca patrocinar uma estação de carregadores é fazer com que ela seja lembrada como a salvadora do dia para os participantes do evento.

 

06. Tapete

Deixe seu evento com um ar mais exclusivo colocando um carpete vermelho e backdrops para seus convidados tirarem fotos, como as grandes celebridades nos red carpets. Certifique-se de que os backdrops terão os logos dos patrocinadores, assim com as fotos postadas pelos convidados nas redes sociais a empresa será amplamente divulgada.

Uma alternativa mais criativa é colocar fotógrafos vestidos com roupas estampadas com as marcas das empresas ou, até mesmo, oferecer que façam um desenho ou estampa personalizada no próprio carpete.

 

07. Transmissão de rádio

A cobertura do seu evento está sendo feita por alguma rádio da região? Investir nesse tipo de anúncio e incentivá-los a transmitir o evento ao vivo pode ser uma grande estratégia para te ajudar a alcançar o público local que não compareceu ao evento e promover uma experiência de exclusividade para os que foram.

Você pode optar por ter seu próprio anfitrião da rádio que faça entrevistas com os convidados e jogos rápidos para obter audiência.

 

08. Tours guiados

Para feiras e shows maiores você pode oferecer que grandes companhias façam um tour guiado com os participantes do evento. Faça a divisão de turmas por nicho específico para que o seu público tenha exatamente o tipo de conteúdo e visão que querem de forma eficiente. Certifique-se de que o guia escolhido é bem preparado e tem conhecimento sobre o assunto para responder às questões.

 

09. Docinhos e comidas

Crie uma cabine de exposição criativa que permita que os participantes do evento peguem uma pequena seleção de doces e alimentos de marcas patrocinadoras. Não tem nada que o público goste mais do que comida de graça, especialmente em grandes feiras e exposições cansativas e de longa caminhada.

Essa ação permite que seus patrocinadores interajam com os convidados enquanto estão escolhendo os doces.

 

10. Enfeites

Nada chama mais atenção do que um boneco gigante no meio de um evento, mesmo que seja o mascote promocional de uma marca ou algum objeto relacionado ao projeto mais recente do patrocinador.

Um grande exemplo disso foi o Stay Puft Marshmallow Man que “invadiu” a estação de trem Waterloo de Londres durante a noite como uma promoção para o novo filme de Ghostbusters.

 

11. Estação de água grátis

Quando os participantes de um evento precisam de um pit stop estações de água podem ser uma maneira delicada e não invasiva de obter patrocínio. Você pode fazer copos personalizados que serão carregados pelo evento e chamam ainda mais atenção.

 

12. Palestrante

O palestrante principal pode ser a grande atração de um evento, principalmente em conferências de tecnologia. Fazer uma exibição de marca no palco é uma oportunidade única para grandes empresas, já que será o centro das atenções durante pelo menos uma hora. Essa exibição pode incluir mobiliário personalizado, iluminação e telões com logo.

Outra opção é deixar que o patrocinador escolha e traga o palestrante ou a celebridade que preferir para impulsionar a divulgação e interação nas mídias sociais.

 

13. Wifi

Uma das grandes despesas em eventos como feiras e exposições pode ser o WiFi. Que tal tentar patrocinadores que forneçam a rede para os participantes do evento de maneira gratuita? A marca oferece a experiência de que o público fique o tempo todo conectado e leva o crédito por isso. O nome da empresa pode ser colocado na página de login, ou então o próprio nome do WiFi e senha.

Colete os dados do acesso com nomes e endereços de e-mail e os disponibilize para o patrocinador.

 

14. Lounges

Um local para sentar e relaxar pode ser um oásis no meio de uma feira lotada, depois de caminhar o dia inteiro. Um espaço convidativo para pessoas fazerem network ou atualizar seus e-mails será muito utilizado pelos participantes do evento.

Para eventos que permitem crianças é interessante disponibilizar atividades ou mesas para colorir desenhos e fazer pinturas, alguns livros e brinquedos. As opções, nesse caso, são ilimitadas, você pode usar sofás, pufes e cadeiras com a marca do patrocinador estampada, ter amostras de produtos e folhetos para ler enquanto sentam para descansar. Não se esqueça de ter uma equipe por perto caso eles se interessem por saber mais sobre a empresa ou algum produto.

 

15. Competições

Fazer competições engaja o público e faz com que se envolva com a marca. Incentive os participantes do seu evento, por exemplo, a capturarem a melhor foto do dia, postando nas redes sociais e criando uma interação com os seguidores, assim você inclui, também, aqueles que não foram ao evento.

Ofereça prêmios exclusivos de um novo produto, serviço ou alguma cortesia da companhia patrocinadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *