10 perguntas que vão conquistar seu patrocinador

A primeira impressão é a que fica. Quando lidamos com um patrocinador, a primeira impressão errada pode te deixar de mãos vazias – ou, pior ainda, na “lista negra” dessas empresas. Qual é a impressão que você está deixando nas pessoas?

Para te ajudar a conquistar seus parceiros, separamos 10 perguntas que você deve fazer e que causarão o impacto que você precisa para um patrocínio de sucesso no seu evento.

Perguntas para conhecer o negócio

Depois de marcar uma reunião com patrocinadores em potencial, aproveite a oportunidade para fazer perguntas que atingem o alvo, mostrando que você realmente está lá para construir uma verdadeira parceria.

1. Quais são os seus principais objetivos?

Mesmo que você venha preparado e tenha na ponta da língua todos os detalhes sobre como você pode ajudar seu patrocinador a atingir seus objetivos, a única maneira de saber o que eles realmente esperam de você é perguntar. Isso vai mostrar a eles que você quer ajuda-los a atingir tudo que estão imaginando.

2. O que você precisa para ter sucesso?

Cada patrocinador tem um objetivo diferente, então cada relacionamento será diferente. Entender a situação ideal vai te ajudar a pensar em formas de atender essas necessidades – além de transmitir confiança e apoio.

3. O que você espera do nosso público?

Para as marcas, o valor de um evento está no público que o frequenta. Perguntar ao patrocinador o que eles querem (mailing, mais seguidores nas redes sociais, etc.) mostra que você é um verdadeiro parceiro e tem seus objetivos alinhados com os dele.

Perguntas de comunicação

Com o passar do tempo, você vai poder refinar seu entendimento das preferências do patrocinador. Enquanto isso, as seguintes questões vão te ajudar a definir a base das expectativas, para dar início a uma comunicação efetiva e direta.

4. Você possui um funcionário que trabalha especificamente com patrocínio, ou vou trabalhar com alguém do seu departamento de Marketing?

Dependendo do tamanho do seu patrocinador, ele pode ou não ter uma pessoa ou um time dedicado somente a patrocínios. Esclareça quem será o contato com o patrocinador desde o começo, e garanta que eles saibam que podem contar com você durante todo o percurso.

5. Com que frequência você quer ser atualizado e qual a melhor forma de entrarmos em contato?

Seu patrocinador prefere receber e-mails ou ligações? Com que frequência ele quer ser atualizado? Faça essa pergunta para que sintam que sua parceria é personalizada.

6. Quem deve receber nossas atualizações?

O jeito mais fácil de deixar seu patrocinador atualizado é disparar um e-mail em massa com informações para todos que precisam recebê-las. Estabelecer quem deve estar incluso nas comunicações mostra aos patrocinadores que você valoriza o tempo deles – e garante que as pessoas certas estejam envolvidas no processo.

Perguntas sobre valor e gerenciamento

O segredo para fazer com que patrocinadores renovem seus contratos todos os anos é provar o que você entregou, levando em consideração os objetivos acordados desde o começo. Essas perguntas vão te ajudar a entender que tipos de relatório o seu patrocinador espera após o evento.

7. Quais métricas e indicadores de desempenho são mais importantes para você?

Entender os objetivos do seu patrocinador é uma coisa, saber como reportar o que você entregou é outra – essa é razão pela qual estabelecer métricas é essencial para o seu sucesso. Esse tipo de pergunta mostra que você está disposto a ir a fundo quando o assunto são os indicadores que realmente importam.

8. Como você gostaria de medir o Retorno Sobre Investimento (ROI)?

Na hora de entregar o relatório sobre suas entregas, é importante que seus patrocinadores possam visualizar facilmente o retorno sobre seus investimentos no seu evento. Alinhem essa questão desde o início.

Perguntas fora da caixa

Pode ser útil perguntar sobre as situações ideais para seus patrocinadores, o que você te ajudar a entender melhor o que os deixaria realmente felizes com o evento. As perguntas a seguir vão te ajudar a explorar os “e se” e, quem sabe, transformar sua parceira de um jeito novo.

9. O que seria um resultado inesperado (porém positivo) do patrocínio?

Às vezes, o patrocinador pode ter uma necessidade que não é óbvia e com a qual você pode ajuda-lo. Uma pergunta como essa pode provocar possibilidades que eles talvez nem tenham pensado ainda – e te diferenciar da competição.

10. Para você, como seria uma parceria ideal?

Os patrocinadores querem ter certeza que você está 100% dedicado a ajuda-los rumo ao sucesso. Pergunte o que uma boa parceria significa para eles para descobrir a melhor maneira de atingir seus objetivos.

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Localizado em Campinas, o Expo D. Pedro atende, desde 2014, diversos formatos de eventos com qualidade e excelência em um espaço de 13.000 m² de área construída, divididos em um Centro de Convenções com auditórios modulares e salas de apoio que comportam palestras, congressos e convenções com capacidade para até 2.000 pessoas em auditório; e o Centro de Exposições com 7.000 m² de área totalmente horizontal, ideal para feiras, exposições, shows e festas sociais. Anexo a um dos maiores shoppings centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, o espaço reúne a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com oito mil vagas de estacionamento.

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